Durante as aulas da disciplina de cga , foi-nos mostrado pelo professor quatro episódios do documentário da BBC "Light Fantastic" que explora o tema da luz, o fenómeno que rodeia e afecta quase todos os aspectos das nossas vidas, mas de que poucas vezes nos damos conta.
Vou começar por abordar o primeiro episódio deste documentário que se chama " Let There be Light" que mostrava o desejo pelo grego e como os estudiosos árabes e cristãos queriam penetrar na natureza divina de levar luz às origens da ciência moderna . Este episódio ressaltava a exploração das contribuições de Empédocles ; Euclides ; Al Hazen , Roger Bacon , Descartes e Isaac Newton .
Em relação aos sábios gregos:
A natureza da luz, e como vemos, foi o primeiro investigado pelos filósofos gregos. Luz parecia preencher todo o espaço, permitindo uma espécie de penetração do mundo, oferecendo assim uma pista para a estrutura de todo o universo. O mundo estava banhado em luz, mas, para trazê-la dentro do mundo da razão, foi necessário saber porque é que a luz se comportava de uma maneira especial ou estranha: Porque é que os objectos distantes parecem menores e porque é que os objectos mudam de posição e forma quando colocados debaixo de água?
A ideia de Empédocles , de que vemos os objectos porque a luz cai nos nossos olhos , se tornou a base fundamental sobre a qual os matemáticos iriam construir algumas das mais importantes teorias sobre luz e visão óptica. Euclides expandiu esta ideia ao fazer uma descoberta importante: Sabemos que um edifício distante é maior, no entanto, é possível posicionar um dedo de tal forma que parece que eles são de tamanho similar . Solução elegante de Euclides foi que o olho e ambos os topos de dedo e de construção devem estar na mesma linha - assim os raios dos olhos devem seguir linhas rectas, a nova disciplina de geometria poderia , assim, fazer previsões e resolver problemas de luz e óptica.
Al Hazen:
Al Hazen ganhava a vida vendendo suas cópias de Geometria de Euclides antes de obter o patrocínio de Al Hakim, no Cairo. Al Hazen foi incapaz de cumprir sua tarefa de parar a inundação do Nilo e foi preso. Aqui, ele notou um problema com a teoria de Empédocles que é: quando se está na escuridão e, de repente, se é exposto à luz, os olhos sentem uma dor intensa. o novo texto padrão.. Ele estudou a refracção e a simetria de reflexão produzindo um trabalho de sete volumes que se tornou o novo texto padrão.
O segundo episódio chamado "The Light of Reason" abordava e explorava o vínculo entre o desenvolvimento de ferramentas práticas que manipulavam a luz e o surgimento de novas ideias.
Este tema é examinado através do trabalho de Tycho Brahe , Galileu ; Vermeer ; Robert Hooke , William Herschel , Ole Rømer ; Charles Darwin e Ernest Rutherford . Tycho Brahe tinha as observações mais avançadas da época . Galileu queria enriquecer e então construiu uma nova luneta, melhordo que a já existente , conseguindo ganhar bastante dinheiro com isso , até ser desmascarado , pois vendia-se lunetas que embora não fossem tão boas , eram bem mais baratas. Hooke lideraria a próxima revolução da luz.
O terceiro episódio camado "The Stuff of Light". Neste episódio acontece a verdadeira descoberta da natureza da luz e desenvolvimento de tecnologia moderna, como electricidade e telefones.
Os pioneiros destas descobertas foram James Clerk Maxwell , Joseph Swan, William Armstrong , Thomas Edison , Wilhelm Röntgen ; JJ Thompson , e Max Planck.
James Clerk Maxwell foi quem formulou a teoria moderna do electromagnetismo, que une a electricidade, o magnetismo e a óptica .
O quarto episódio chamado " Light, The Universe and Everything" explora a relação entre a luz, o olho e a mente para o desenvolvimento de tecnologias como a fotografia e o cinema. As realizações de John Dalton , Benjamin Thompson , Thomas Young , Lord Rayleigh , Joseph Priestly , Thomas Wedgwood ; Eadweard Muybridge , Etienne Jules Marey e Albert Einstein são discutidas e avaliadas neste episódio. Dos seus conhecimentos de daltonismo, alguns cientistas acreditavam que poderiam provar a supremacia cultural percebida do Inglês, medindo diferenças de percepção de cores em diferentes raças. A ideia era que os animais eram inferiores na escala evolutiva, mas tinham sentidos mais apurados que os humanos. Se pudesse ser provado que os negros tiveram melhores respostas à luz e cor esta seria uma evidência de sua inferioridade. Em 1898 William Rivers , juntamente com um grupo de académicos de Cambridge, partiu para o Estreito de Torres para provar exactamente isso. Quando Rivers retornou para a Inglaterra liderou a divulgação do fato de que não havia provas científicas para apoiar a supremacia branca .
Este documentário, leva-nos numa viagem pela história da óptica e revela-nos as respostas que foram sendo dadas ao longo dos séculos à pergunta: O QUE É, AFINAL, A LUZ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário